Monday, October 29, 2007

Legalizem a Suruma... Se faxavor!!

It’s just a blunt...- Bob Marley

Cresci a temer e a amar a figura do nosso qerido e saudoso ditador Samora Machel por todas as estórias e relatos da sua vida e obra. Uma coisa do comandante-em-chefe q me decepcionou foi ter sabido da sua decisão de proibir a vinda de Bob Marley à Moçambique. Motivo: Marley fumava erva em palco e isso ia acabar sendo uma má influência para os jovens moçambicanos. Porqê?
Afinal o q é q tem a suruma de tão diabólico assim q até nos pode levar à cadeia, q por exemplo o álcool não tem?
‘Cês sabem q eu geralmente faço postagens ignorantes mas desta vez fiz o meu TPC, em nome do... jornalismo sério (he he he). Comecei por interrogar o pessoal da minha laia (amantes e cônjuges do álcool) sobre o q sabiam do assunto: falaram mas não me disseram nada. Decidi-me então pela 8ª maravilha do mundo: o engenho de busca Google. Algumas palavras-chave e tufa!! Olhem o q encontrei:

“Estudo revela como drogas mais perigosas na nova classificação britânica heroína, cocaína e barbitúricos. O tabaco é a 9ª substância mais nociva, a maconha a 11ª e o LSD a 14ª. A tabela se baseou nos danos físicos ao usuário, na dependência e no efeito do uso nas comunidades
O álcool é quase tão prejudicial quanto a heroína, além de o tabaco ser mais perigoso que a maconha, o LSD e o ecstasy. É o que revela nova tabela de classificação de drogas, publicada ontem na revista médica The Lancet, em Londres. A tabela, desenvolvida por cientistas britânicos, classificou a heroína, a cocaína, os barbitúricos e a metadona comercializada nas ruas como as drogas mais nocivas, seguidas de perto pelo álcool, que aparece em quinto lugar.”
P’ra ler o artigo na íntegra o site é http://www.growroom.net/blog/2007/tabaco-e-mais-perigoso-do-que-maconha-e-lsd/

E agora, q é q me dizem?

Esta info só veio confirmar o q eu já há muito desconfiava. Nunca presenciei algum tipo de ximoco envolvendo gajos sob o efeito de djambimba. Mas já de aálcool, haaa. Ainda este último sábado acompanhei in loco, com meu mano magus, uma cena de volência de rua dentro dum chapa, inspiradora de um filme com o teu herói de acção favorito. Cortesia da 2M (continuem o excelente trabalho).
Portanto se és do tipo “eh,eh, eu só bebo, mais nada...” Mano és tão drogado como foi a saudosa Brenda Fassie (desculpem, não consegui encontrar um exemplo vivo e mais próximo-q Deus a tenha).

Só p’ra manter a coisa no âmbito da música (embora não moçambicana), a razão q me levou a escrever isto é q 2 dos meus heróis (depois de Machel), Bob Marley e 2Pac eram fumadores de erva, da pesada. Olhem a quantidade e qualidade de trabalho q fizeram!
Trazendo a coisa cá pra casa, como a nossa música “não presta”, talvez se os nossos músicos fumassem um bocado de erva sem a poliícia ficar sensível com o assunto, nós os consumidores pudéssemos ser abençoados com alguma “música eterna”. Q é q cês acham?

* Não fumo, embora meus lábios bifudos sejam escuros...

12 comments:

Cl@]\[d€$Ti]\[®™ said...

hehehe, amei o post. assim é que é falar, ou seja, escrever!!! Parabéns pelo blog, mto original, ya? Abracos

Anonymous said...

SURUMEIRO ESTAS A COMER DEMAIS

Anonymous said...

Kani, ehs maluco, hahaha!!!

Anonymous said...

Fumar, fumas mano.

Anonymous said...

Vi k fizeste o t.p.c., mas axo k nao terminaste...se usares o google de novo tenho a certeza k encontraras todas as implicacoes da suruma e porke nao eh legalizada, nem aki nem em varias partes do mundo.

Abracos
Denise Floripes

Anonymous said...

bro cheguei ao teu blog por acaso, sou da opiniao e se queres ver algo bom mesmo leia '.o vaticano' de nânu Silva. facil de pegar basta ir para http://www.ebooksbrasil.com/e...prontos, ja xtah!
vale a pena mano, vais gramar desse joint literario. paz

clovix said...

Olá, tambem te descobri por acaso, e não ligues ao que a desire disse, pois tudo são lobyes inventados pelos americanos pois a suruma substitui em 80% os derivados do petroleo e dos quimicos. Estou a acabar de elaborar um trabalho sobre esta matéria, e quando o tiver concluido e caso tu tenhas interesse possote enviar por mail. Entretanto se souberes falar inglês recomendo que visites o site www.torontohemp.com para te deliciares com o que esta planta é capaz e foi capaz desde há mais de 20000 anos na humanidade.
Grande abraço cá de portugal e como o nosso amado bob dizia: legalize it!

Anonymous said...

Olá, vi seu texto quando estava procurando o significado de soruma.Fiquei surpreso! Sou do Brasil e aqui a gente chama de por outro nome. Tem muitas coisas positivas e negativas sobre a erva, sendo os efeitos mais danosos no campo social. De qualquer maneira, sou aedpto, sou adepto a descriminalizacao aqui e se a Aregntinna já o fez, pode ser esteja perto de acontecer aqui pra nos!

ferreira miguel said...

suruma nao é so uma droga diabolica
tambem é um medicamento.
nao vejo porque o seu uso é proibido

V@mpirix said...

Yes... Yes... Realmente, descobriremos k tduj fumam se legalizarem a Kanabis... Max muitos tentam sknder-s critikandu uj k jamais s xknderam... Isso é bad... Kando dei meu 1st shoot... Senti-m tao avntad, e livre... K xo pensata em Paz, amor e tudo d bom... Peace and Love... R.I.P. Bob Marley...

Milton Rede said...

você é memo moçambicano...
Gramei!!!

Unknown said...

Ya brada voce quer levar o mundo ao inferno. Fuma lá mano eu num vou
Mbanguar me please..