Monday, October 29, 2007

A Minha Singela Contribuição

Isto não tem nada a ver com o preço do chá, mas é exactamente isso q é bom nestas coisas de blogs: podemos falar de qualqer assunto, da maneira q nos der na cabeça, sair do contexto e tudo o resto, sem apelo nem agravo. Ninguém nos paga p’ra escrever estas merdas (pelo menos a mim não).

Assim sendo, vou deixar a música em paz por um minuto para variar e falar de ... HIV. É q o outro dia, ‘tava eu folhear um dos jornais cá da praça, o notícias acho eu, e um dos assuntos em exposiçaão era uma conferência sobre HIV/SIDA q ia acontecer. Claro q não li a notícia. Porq é q havia de ler? Tenho a certeza q na tal conferência vai se “discutir e estudar novas estratégias a adoptar no combate a esta pandemia”. Ahh! Q conversa mais encardida! Estas conferências e seminários não são mais do q oportunidades pra as pessoas vestirem fatos, beber água mineral, cuchilar e sair de lá com uns tantos dólares. Não consigo engolir a idéia de q com todo o dinheiro doado ao país p’ra ajuda no combate à doença do século, não se tenha alcançado resultados palpáveis. Os números de infectados (e afectados) são ridículos. O q é feito dessa mola afinal? Não me digam, não me digam, eu sei: bairro do triunfo. Mas tá tudo bem, epa, não posso odiar gajos por ‘tarem a fazer mola, como diz aqele dizer em inglês: don’t hate the player, hate the game!

Falando concretamente no assunto, eu penso assim: O grande problema do HIV/SIDA, mano, é o tratamento todo especial q a “coisa” recebe. Qero dizer, se me perguntares, SIDA não é mais perigoso do q Malária. Malária rebenta contigo no espaço de algumas semanas: ou bazas ou ficas louco. Já a DS (doença do século) não. Então porqe todo o barulho a volta do SIDA?
É por causa disto q há a discriminação, a estigmatização. É por isso q as pessoas não fazem o teste de HIV. Se o Sida fosse abordado como uma doença, as pessaos iam vê-lo como tal. OK, ainda não tem cura, mas a málaria tem cura e mata mais do q SIDA.
Além do mais todo mundo sabe q os resultados dos testes não são tão secretos assim. Qantos vezes não (ou)vimos fumo e algum tempo depois o fogo dele?

Uma idéia q eu tive p’ra ajudar, pelo menos no q toca à parte da testagem é a seguinte: uma vez q o teste é rápido e simples porq é q não se fabricam kits de auto-testagem, como aqeles para as meninas saberem se estão grávidas? Assim as pessoas faziam o teste por si em casa e não correriam o risco de perder apertos de mão, e se manteriam vivos pelo menos até os europeus decidirem liberar os remédios anti-HIV (um como é pro Cardeal Francisco).

No comments: