Cresci a temer e a amar a figura do nosso qerido e saudoso ditador Samora Machel por todas as estórias e relatos da sua vida e obra. Uma coisa do comandante-em-chefe q me decepcionou foi ter sabido da sua decisão de proibir a vinda de Bob Marley à Moçambique. Motivo: Marley fumava erva em palco e isso ia acabar sendo uma má influência para os jovens moçambicanos. Porqê?
Afinal o q é q tem a suruma de tão diabólico assim q até nos pode levar à cadeia, q por exemplo o álcool não tem?
‘Cês sabem q eu geralmente faço postagens ignorantes mas desta vez fiz o meu TPC, em nome do... jornalismo sério (he he he). Comecei por interrogar o pessoal da minha laia (amantes e cônjuges do álcool) sobre o q sabiam do assunto: falaram mas não me disseram nada. Decidi-me então pela 8ª maravilha do mundo: o engenho de busca Google. Algumas palavras-chave e tufa!! Olhem o q encontrei:
“Estudo revela como drogas mais perigosas na nova classificação britânica heroína, cocaína e barbitúricos. O tabaco é a 9ª substância mais nociva, a maconha a 11ª e o LSD a 14ª. A tabela se baseou nos danos físicos ao usuário, na dependência e no efeito do uso nas comunidades
O álcool é quase tão prejudicial quanto a heroína, além de o tabaco ser mais perigoso que a maconha, o LSD e o ecstasy. É o que revela nova tabela de classificação de drogas, publicada ontem na revista médica The Lancet, em Londres. A tabela, desenvolvida por cientistas britânicos, classificou a heroína, a cocaína, os barbitúricos e a metadona comercializada nas ruas como as drogas mais nocivas, seguidas de perto pelo álcool, que aparece em quinto lugar.”
P’ra ler o artigo na íntegra o site é http://www.growroom.net/blog/2007/tabaco-e-mais-perigoso-do-que-maconha-e-lsd/
E agora, q é q me dizem?
Esta info só veio confirmar o q eu já há muito desconfiava. Nunca presenciei algum tipo de ximoco envolvendo gajos sob o efeito de djambimba. Mas já de aálcool, haaa. Ainda este último sábado acompanhei in loco, com meu mano magus, uma cena de volência de rua dentro dum chapa, inspiradora de um filme com o teu herói de acção favorito. Cortesia da 2M (continuem o excelente trabalho).
Portanto se és do tipo “eh,eh, eu só bebo, mais nada...” Mano és tão drogado como foi a saudosa Brenda Fassie (desculpem, não consegui encontrar um exemplo vivo e mais próximo-q Deus a tenha).
Só p’ra manter a coisa no âmbito da música (embora não moçambicana), a razão q me levou a escrever isto é q 2 dos meus heróis (depois de Machel), Bob Marley e 2Pac eram fumadores de erva, da pesada. Olhem a quantidade e qualidade de trabalho q fizeram!
Trazendo a coisa cá pra casa, como a nossa música “não presta”, talvez se os nossos músicos fumassem um bocado de erva sem a poliícia ficar sensível com o assunto, nós os consumidores pudéssemos ser abençoados com alguma “música eterna”. Q é q cês acham?
* Não fumo, embora meus lábios bifudos sejam escuros...