Tuesday, January 16, 2007

Álbum Em Revista




A Raínha Do Ragga- Lizha James

Segundo ela, tudo começou muito cedo na igreja mas o público viu o seu potencial pela primeira vez no grupo Electrobase lá p´ra 95/96 se a minha memória não me trai, quando a música feita por jovens moçambicanos começava a ganhar um pouco mais de atenção pública. Depois fez parte do trio femenino de rap q dava pelo nome de Bloody Town. Não muito tempo depois decidiu-se por uma carreira a solo gravando o álbum, watching you, contando com a produção de Mr. Arssen, álbum esse q, ao q me consta, não chegou a ser editado. 5 anos depois Lizha volta aos estúdios p’ra gravar seu segundo trabalho a q intitulou ‘A Raínha do Ragga’. O tema de promoção do trabalho foi ‘for all y’all’ q foi um sucesso a nível de rotação radiofónica e televisiva, chegando inclusive a conquistar um prémio da Channel O para a categoria de melhor vídeo.

Se fores pelo título vais pensar q o álbum é só Ragga (parece-me q o novo nome de Ragga é Dance Hall, não?) mas não, tem passada, R&B e baladas. Conta com produtores como Mr. Arssen, N’Star, Ziqo, Beat Keepa e Nehazi (não tenho muita certeza) e participações especiais de Ivânea A Dama do Bling, DRP, Danny OG, Chiquito e outros. Aprecio Lizha quando canta temas suaves como a balada tenho que te falar de mim, onde tem a difícil tarefa de confessar à sua melhor amiga q tá gramar maning do namorado dela (da amiga). A dor de amor continua com outros dois temas R&B: Romeu & Julieta e Eu nunca pensei. Tenho tempo p’ra ti é um tema sexy a confirmar q filhas de pastores são ‘freaks’. No coro ela canta: ‘Hoje qero q toqes em mim/ meus pais estão, então vais ter q ser shhh...’, na segunda estrofe diz: ‘...hoje qero safadeza senão faço pior...’ hê wena!

Quanto aos temas p’ra pista de dança gramo do novo sucesso de rádio e televisão Moçambique ( conhecido também como ahi kineni maxaca) e Em chamas em q fala da sua vida musical e dos invejosos q tem q enfrentar. Outros temas não são maus, mas alguns não deviam ser incluídos como o q fez ao lado de Danny OG em q usam uma instrumental de Ja Rule (um pouco modificada, mas é) e a passada Sem meu amor q não sendo má ficaria melhor num álbum de Neyma ou Yara. Outro senão é a estória do Inglês em excesso. Uff! 3 Xigovias...

*O título de Raínha do Ragga fica melhor à Dama do Bling

2 comments:

Anonymous said...

Hi, i think that i saw you visited my site thus i got here to return the want?
.I am trying to to find issues to enhance my site!

I suppose its good enough to use a few of your ideas!!

Here is my homepage; twitter followers free

Anonymous said...

It is appropriate time to make some plans for the future
and it's time to be happy. I've read this post and if
I could I wish to suggest you few interesting things or suggestions.

Maybe you could write next articles referring to this article.

I desire to read even more things about it!

Also visit my web page - twitter