Monday, March 16, 2009

Hip Hop rules? Not really...


P’ra mostrar à aqeles q como eu pensavam q o Hip Hop tá morto, estão enganados, Bang (qem mais?) em parceria com a mcel (claro!) organizaram um espectáculo denominado Hip Hop Rules, sábado, dia 14, no Coconuts.
Saí de casa animado, já q ia testemunhar in loco a prova de q o estilo do qual sou amante há *ilegível* anos afinal está vivo e de boa saúde e animado porq ia socializar com gente da minha espécie p’ra variar.


Quando cheguei o show já tinha começado mas não me parece q tenha perdido muito p’ra além de uns freestyles. Entrei e ‘tava-se na primeira eliminatória do concurso de beats, em q o produtor Manolo foi o primeiro classificado. Logo a seguir começou o desfile dos artistas e se a memória não me trai os primeiros a serem chamados ao palco foram os M-Eighteen, q interpretaram lá o q interpretaram. Fiqei surpreso ao ver Mano Azagaia logo de seguida, pois eu pensava q os organizadores deixariam o melhor p’ro fim. Azagaia manteve sua postura de revolucionário e interpretou as mentiras bem acompanhado pelo público, embora eu ache q nita ku fonela (telefonar) seria mais apropriado p’ra ser interpretado num local como Coconuts. Iveth juntou-se a Azagaia ao palco e provou ser a Senhora do nosso Rap no momento.

Depois foi a vez de DJ Júnior chamar A2 q também esteve bem. De início sozinho interpretou o seu tema tipo-freestyle A2 está cá e depois com Impro o seu sucesso Bebé p’ra alegria das pitas presentes. E aqi o Rap decente parou, p’ra dar lugar à matrecada como o grupo LCD e depois Mr. Arsen. Pfff...! Não percebo porq é q Arsen foi convidado p’ra fazer parte da "ressurreição" do Hip Hop. Trouxe ao palco consigo um gajo todo musculado q pelo q entendi era suposto protegê-lo dos fãs mais agitados, já q ele é uma grande estrela. E lá fez aqelas cenas q faz sempre q ninguém percebe. Arsen é um bom produtor. Q se fiqe por aí.
Foi boa a idéia de se incluir algum R&B no show. Preto esteve presente e interpretou dois temas com o microfone tão encostado à boca q eu não pude perceber como conseguiu fazer sair as palavras enquanto cantava.
Mais R&B foi mais tarde trazido pela girls band da Track Records, The Dream, para o meu deleite. Eu simplesmente curto as vozes destas meninas e tenho uma coisa por uma delas.

Já não me recordo depois de qem, mas a dado momento o representante da mcel presente, entregou aos veteranos Rappers Unit um prémio em reconhecimento ao facto de este grupo ter sido o pioneiro no jogo cá em Moz e Squeeza (se não estou eqivocado) mostrou como se manipula palavras q rimam sem deixar de dizer algo com sentido.
Slim Nigga, q é um dos rappers do momento (não sei porqê), subiu ao palco e lá rap-ou aqelas cenas q os putos curtem hoje em dia. Algum Rap decente voltou a ser apresentado na voz de rappers como Izlo H, Pitchó e Micro 2. E depois a veio a mediocridade, com os elementos do “Super” grupo Magnézia, q invadiram e encheram o palco, de tantos q são, ao som barulhento de motorizadas ao q chamaram de “o grito da Magnézia”.
O rap-ertório da Magnézia era longo. Eu ‘tava a espera da actuação de Duas Caras. Não estava a beber. Perdi a paciência. Bazei.

- Eu não sei qem e nem como esse alguém conseguiu convencer Bang a organizar este evento. ‘Tá mais do q claro q Bang, como diriam os brasileiros, não ‘tá nem aí p’ro Hip Hop. Eu a chegar, o gaj’ ‘tava a bazar. Bang é o padrinho do estilo q dá dinheiro: O Pandza (ou Dzucuta se qiserem).

- Eu entendo q a idéia era unir rappers das diversas formas de Hip Hop porq a união faz a força mas são rappers como LCD, Mr. Arsen, Magnézia e Yoyo entre outros q impedem q a música Rap ganhe novos adeptos por falta de conteúdo e originalidade com tanto inglês nas suas letras.

- O Hip Hop pode não ‘tar morto. Mas bem também não está. Há alguns gajos (poucos) q são realmente competentes com o micro. Mas grosso modo, tretas!

- Ou será q já ‘tô velho demais p’ro Rap? Só pode. Não admira q agora escuto mais R&B e a nossa música ligeira. Agora, enquanto escrevo isto, ‘tô à curtir Elsa Mangue.

No mas...

9 comments:

Bayano Valy said...

fogooo meu. já tás de volta? e tás kente. perdi essa de hip hop. a iveth pediu-me tanto mas putos. tinha k ver o liverpool a bater o man un. como diz akele k bate na mulher: foi uma delícia.
bem, um pássaro me segredou k o projecto era d1 rapper + como nada c pode fazer sem o bang, já podes imaginar. ele é k teve k produzir. eu já tou a ficar farto!!! kero mandar uma carta de leitores ao notícias a denunciar essas cenas e alguém me explique pk a lizha james vai cantar no festival do jazz qdo nem é o style dela? como é k c explica k a lizha seja convidade e a irinah (k até canta jazz)não é. acho k esses tipos pensam k somos cegos.
+ gramei do texto. devias ter ficado pra ver o manas 2 caras.

Kanino said...

Irinah não foi convidada??!! q frieza! mas Bayano, eu acho q a razão porq Lizha foi escolhida é a música q fez com os sul africanos, malta hugh masekela e o resto. ela eh grande agora taza ver?

Bayano Valy said...

grande é relativo. o meu júnior pode ser grande pra uma dama e uma outra achar k é pekeno. fazer colaboração depende muito das oportunidades de k dispor. k eu saiba a irinah ainda não consta da lista dos convidados. como se diz: os cães ladram...

Anonymous said...

ya mano xtas hot mesmo mas o.k e 1 facto q o hiphop ja prestes a morres here in moz, mesmo que ainda nos reste bons rappers tipo Azagaia; G-pro Fam embora nao grame do 3H, o tipo so se gaba quem ele afinal, fake Mc.
agora ha tipos que sao 1a vergonha no hipohop tipo slim nigga, hernani man esses sim serao os responsaveis pelo desaparecimento do bom rap, mas eu pergunto aonde andam os brok...clan?, squad Bang a crew do Mega Jr. aonde andao os Exemplos, aonde andam os the Bombers a crew do saudoso G-funk rapper Fill Baby nao resistiram a pressao do Bounce niggaz sucumbiram, fuck fake Mcs.

Anonymous said...

nao pude la estar mas parece o show foi!a muitos mcs e produtores do circuito underground q nao foram chamados, a mcel e a bang ent. tinham k fazer um diagnostico dos mcs k temos a nivel da cidade de maputo e covidar. nao entendo ingles mas fico mais ignorant qndo escuto gajos tipo mr.arsen no micro, de facto ele eh bom nas prodz. eu caracterizo-me com estilo boom bap rap mas issu nao ker dizer k nao escuto dirty south ou gajos do main stream mas se yoyo,lcd... for main stream prefiro abanar o rabo pra mega junior do q ouvir uma cena sem flows and skillz d lcd e yoyo(nada pessoal mas o estilo hmm...bue xtranho d se chamar rap). eh claro q temos k aceitar a metamorfose dos tempos e porkeh nao o dinamismo da cultura hip hop...vamos aceitar esses novos estilos, q haja mcs capacitados liricamente e musicalmentee pra o fazerem mas k haja sempre azagaias, l.natos,duas caras,asmalls,sick brains e porkeh nao um hernani da silva mudanisse com pauladas inteligentes.
em suma todas ramificacoes do hiphop sao aceites desde momento k sejam bem feitas a nivel estrutural, nao esses mcs plasticos como LCD(olhem pra voces antes de abrirem a boca)

Proximo said...

Realmente esses Lcd sao uns piratas, pa.
Ate gramei da musikinha NIGGAS DESISTAM, mas fiquei furioso quando foram a tv afirmar que tem muito dinheiro, tipo tem roupas carras e de marca, carteira gucci, merdas do genero... Foi ai que esse lcd estragou_se.

Anonymous said...

Kanto a esse Slim nigga, realmente eº um xpanha bola...O puto so abre a latrina, digo boca, pra fazer raxar, ele devia tar a meter cash no gungu. O puto tem pauladinhas de meia tigela e nao eº isso que o pessoal quer, mas tambem podera, ele recebe elogios do Duas.
Hoje todas damas dizem que gostam de Hip Hop, e quando lhes perguntam qual eº o melhor Rapper, respondem em coro, slim. Raios que o partam....
PAZ.

visao_positiva said...

Epa, man pork nao ficaste ate a atuacao do "Tio" Duas Caras man, epa eu gramei da tua descricao, mas te dava 5 out of 10 so por causa do mano Duas man, mas fica pra proxima nem? Epa, eu tou no estrangeiro mas sinto pela net que o hip hop ta ressucitar man, pa forca pra todo gajo que ta nesta droga. peace

Imuka

Anonymous said...

Hélder guirrugo. Eu curto e faxo rap mas e real k alguns nigas vem manxar o hip hop em moz é o caso d dygo boy k ele faz ainda nos mics sorry pa mas exe n sabe cantar. Um halla ao slim, 3h, hernani, carbono...Tchaia na casa hy