Friday, March 20, 2009

Azagaia – pintando quadros



Sabem o q seria uma cena interessante? Um confronto lírico entre Azagaia e Duas Caras. Ya, isso sim seria um beef bombástico. Não é Mega Jr.! Um gaj’ q nem seqer escreve. Mega não está ao nível de Duas e todo o mundo sempre soube disso. Mas o infeliz teve a lata de desrespeitar o Anibalzinho do Rap e teve o q mereceu.
P’ra falar verdade são poucos os rap-istas q como Cara- Cara sabem pintar quadros com palavras ao microfone. E um desses é sem dúvidas “o miúdo q tem os tomates no lugar” ou seja Edson “Mandela” aliás Azagaia.

Se eu colocasse aqi os dois nomes e propusesse uma votação tipo “qual é o melhor rapper?”, Azagaia provavelmente levaria a melhor, já q tem um álbum de sucesso gravado e Duas ‘tá no silêncio como se fosse um celular no... silêncio.
Azagaia no entanto, ainda está a promover e a vender o seu Babalaze, reeditado e com três faixas novas, isto é, faixas q não continham na edição original. E é de uma destas faixas q qero falar

Vocês já ouviram louca paixão? Mano...!

Produzida por Proofless e incorporando um sample não identificado*, este tema é um exemplo perfeito daqilo q é a capaciade deste MC de, como eu disse, pintar telas com palavras, no microfone.
Um amigo meu contou-me como a namorada ficou chocada e decepcionada com o “rapper q representa o povo” ao ouvir louca paixão. Mas p’ra mim, aqi Azagaia subiu mais uns degraus no ranking mundial do jogo do Rap.
Neste tema, Mano Azagaia relata, mais do q explícita, de forma gráfica uma sessão de sexo, e logo de início adverte “esta música não é aconselhável à menores de idade, nem à pessoas sensíveis...”

Começa com o relato de forma metafórica chutando “hoje vou ser teu general e tu minha recruta/ vou percorrer teu jardim, vou morder tua fruta” , mas isto é só a entrada. Já à meio da canção, Aza cospe veneno: “viro-lhe de costas penetro-a por trás/ ela é toda apertada, choco as paredes vaginais.../”. O massacre explícito continua e no final o ouvinte é dado a saber q a mulher é uma menor de 11 anos q é abusada com a cumplicidade da própria tia.
Esta foi a forma q Azagaia encontrou para retratar um dos problemas sociais mais alarmantes da actualidade: violência e abuso sexual de menores. Qeriam o qê? Q ele cantasse “não violem as crianças, não maltratem as crianças, porq elas são o amnhã...” a la MC Roger? ‘Tão à ver, esta é a diferença entre um MC e um “MC”...



*Assunto p'ra outra postagem...

8 comments:

Bayano Valy said...

altamente, mano. ninguém como tu para falar de hip hop. não sei pk mas hei-de sempre preferir o 2 caras. k eu saiba ele xtá a preparar uma bomba. abraços

Magus DeLirio said...

Duas ou Aza? Eis a questao.

Se bem me lembro houve um beat em q os dois rap-aram. Acho que Azagaia amarrou o Cara-Cara. Tem ainda o G-pro featuring dinastia Bantu. Eh jornal de ontem mas ja da pra ver como os dois se saiem num mesmo beat.

Quanto ao novo track de Azagaia. inda nao ouvi. Fui as lojas e nao vi o CD. Ainda ta disponivel?

Kanino said...

Eu comprei o disco do próprio Azagaia um destes dias na rua da rádio. Não sei em q loja poderás encontrá-lo. Talvez haja informações no blog da cotonete...

Anonymous said...

Na minha opiniao Cara Cara levaria a melhor nesse battle. O gajo é mais versátil e original.

Por falar em originalidade, ainda nao curti a música de Azagaia mas pelas dicas deixadas parece-me um plágio (ops...fecha a boca). Dizendo de outra forma, parece ser um remix duma música do último albúm de Vallete cujo título nao conheço mas que fala de SIDA. Nessa musica ele descreve com todas as palavras uma queca.

Kassama, K.

Dj Viryl said...

Comé Kassama, K!

Acho que seria interessante deixar-nos aqui o teu conceito de plágio. Na minha modesta opinião,acho q a originalidade não se baseia fundamentalmente em dizer o que nunca foi dito mas sim em dizer o que foi dito de uma maneira difeente e criativa o que já foi dito (Ooops acho que esta frase é um plágio mas como Kanino diz qiçalixe!!!).

Neste contexto Azagaia acho que não é justo dize q Aza não é ou é menos original.

Peace!

visao_positiva said...

Epa, people nao ha duvida o Cara Cara ou ate mesmo Kara Kara e o boss do tipo Kara Cara Boss, tas a ver nem.

Epa, Azagaia e bom tambem do tipo vice presidente por isso que o man Duas ta ai a dar a presidencia aberta.

Quanto a plagio, epa o mano AZAGAIA e um real rapper dai que acredito que a musida fala do mesmo assunto, mas de foras diferentes, sera?!

by Imuka, Peace.

Anonymous said...

kmé people,daki é o fénix d TUGA,(moçambicano)êpah,ha várias opiniões,eu kurto todos DUAS E AZA,mas falta um ai KANINO,tens k sitar o mano FLASH ENCICLOPÉDIA,do grupo MICRO 2,êpah p´ra mim ele é o mano do hiphop moçambicano,aconselho-vos a curtirem a música DESCANSA EM PAZ,e outras dele(a solo)vão ver k FLASH merece xtar no TOP

pequenolino said...

o azagaia copiou o formato da musica do valete(deve dar credito ao valete), mas a musica esta uma maravilha...azagaia canta bwe...