Tuesday, December 04, 2007

É tudo estratégia de marketing...

Devia ter posto isto o outro dia, mas depois me esqeci...

Naqele debate da Adriana Anabelópolis (algo me diz q não é bem assim o nome dela), sobre O q é Música Moçambicana q aconteceu no início do ano, eu me recordo de tê-la ouvido à perguntar aos presentes se não era o marketing um factor determinante na imposição da música jovem sobre a da velha-guarda. O q me pareceu nesse dia, foi q as pessoas estavam mais interessadas em atirar pedras umas às outras do q qualqer outra coisa.
A resposta é: também. Há duas (principais) razões porq a nova-escola domina o “mercado” discográfico nacional: 1. Oferta, 2. Promoção (o tal marketing então).

Quando falo de oferta, não sei se ‘tô a usar o termo correcto, mas a verdade é q muitos dos artistas da velha guarda vivem do passado. E quando regressam ao estúdio, é p’ra gravar um par de inéditos e o resto é material velho. Fogo, MC Roger tem dez álbuns na manga!! Dez! Matrecada ou não, está lá nas prateleiras. A Dama do Bling q começou a carreira no ano passado já vai no seu segundo estoiro, Ziqo já tem uns quatro, Oliver Style também por aí, epa, enfim...
No q toca à promoção, ‘tamos na era dos vídeos em Moçambiqe. Quando foi a última vez q viste um vídeo de uma velha-glória? Nada! Os putos descobriram q nos dias q correm, talento na música é o último dos reqisitos p’ro sucesso. Tudo depende da máqina de promoção do teu “trabalho”. Tudo vale, desde os vídeos escandalosos à rixas entre artistas, à fofocas, o q for preciso p’ra chamar a atenção do público. O q me traz ao meu tópico p’ra hoje (hmm, isto vai ser longo...).

O outro dia à tarde eu tava à ver TV, era o Music Box e Celso Domingos enfatizou q aqele era um programa “importante” porqe Stewart ia dissipar todas as dúvidas sobre os rumores de q ele era seropositivo. Eu “Ah é, afinal há esses rumores?” ‘Tão à ver, eu não sabia nada disso, até aqele dia, vocês sabiam? Mas depois Celso continuou dizendo q também ia passar em exclusivo o novo vídeo de Sukuma q integrava o novo álbum, a ser lançado dali p’ra breve. E eu “ah, então é isso!”. Qero dizer, fogo, o tal boato surgiu lá p’ra 1999 ou coisa assim, porqe é q só em 2007, o autor de Olumwenko decidiu “qebrar o silêncio”? Nas vésperas do lançamento do seu último esforço? E o pior é q o gaj’ tava ali se lamentar do facto de as pessoas andarem a especular e a sugerir esse tipo de coisas sobre a sua saúde e tal, mas de repente começa a dizer tretas sobre Jeremias Ngwenya tipo “... eu não estou a dizer q ele morreu de SIDA, mas Jeremias morreu de ignorância e estupidez, ...porq ele não qis se tratar, blá, blá, blá...” ‘Tão a ver ele reclama desse tipo de comportamento mas logo a seguir faz o mesmo, e no caso é pior, já q Jeremias não tá aqi p’ra se defender. Mas ei, como eu disse tudo vale neste jogo. Tudo vale pela atenção pública e promoção de discos. É o q é...

4 comments:

Anonymous said...

Assim que acabei de ler a postagem, muitas ideias surgiram de maneiras que ate chego a concordar contigo em alguns pontos.

No que toca a ao sucesso musical, os jovens tao a mostrar que vale tud para se chegar ao sucesso.

Por exemplo, alem da musica interessante da Dama do bling, se ela nao nos mostrasse as pernas enfim o corpo acredito k nao dispertaria tamanha atencao a todas faixas etarias e ta ai, o sucesso vive com ela.

Eu penso que outra coisa eh juntar se aos grandes promotores da musica, que nem o Bang.

Anonymous said...

Hey , bro
Dizer que é uma questão de mkt, concordo e tb a força com que estes se impõem. A que tb pensar em fazer parcerias inteligentes(Sera que aceitariam)Imagina numa Music do zé Mucavel o bang a Fazer o seu Intro Isto é bang entretenimento , aposto que ele proprio seria visto de uma outra forma.

Então a que guardar o seu orgulho e se juntar akeles que estão a bater.
Mas juntar-se com juizo e de forma a produzir musica e não kkr m~.....

paz ya

Bayano Valy said...

teamred, o que é estar a bater? quem define o quê está a bater? os artistas? as rádios? o público? os críticos? quem? um dia desses aínda me vou debruçar sobre isso?
meu brada k, comé o mail? tás a minhar-me, né?

Kanino said...

"...se ela nao nos mostrasse as pernas enfim o corpo acredito k nao dispertaria tamanha atencao a todas faixas etarias..."

^^A melhor parte da coisa,hein? As pernas, hehe...
Mas a serio, uma parceria seria interessante, mas duvido q aconteca. Os velhotes sao orgulhosos demais.