Não estava à par deste assunto (nem costumo estar) mas quando contaram-me q o líder dos desmobilizados recebeu uma visita das autoridades, com homens armados até aos dentes, pensei “o gajo deve estar à incomodar seriamente alguém lá de cima”. E este tipo de cenas despertam meu interesse.
A ediçâo de ontem, 16/08, do jornal O País (o único jornal q leio quando leio jornal- publicidade à parte) contém uma entrevista bastante interessante com o meu novo herói, Hermínio Dos Santos. Aqi vão algumas das partes dignas de citação:
Credenciais:
«... nasci numa família de dirigentes. Meu pai era régulo, por isso esta chefia não caiu do céu, é de natureza. Muitos perdem credibilidade porq apanham a chefia na rua, mas eu não.»
«Eu abati o primeiro bandido identificado na cidade de Maputo... O bandido já tinha arrancado uma arma à um militar e já estava na posição de ataqe. Chamaram-me. Eu cheguei, atirei, matei o inimigo e recuperei a arma.
«...houve muitos episódios mas o de maior destaqe aconteceu na Matola-Rio onde fomos cercados por 150 Bandidos Armados chamados “matsangas” ... Nós éramos apenas 15 elementos... A verdade é q eu chorei mas disse: “ Companheiros, se nós qisermos viver, temos de nos transformar em 200 homens e combater...” Foi naqele combate q eu, pessoalmente, matei o comandante regional dos bandidos armados, "Sathana"... eu é q defendi a ponte de Matola-Rio; defendi o povo de Jonasse; defendi o povo de Beluluane.»
Lol
Sobre o Fórum dos Desmobilizados:
«O Fórum foi criado em 2004 e em 2005 fui votado para ser o presidente... quando fui eleito preocupei-me muito, e primeiro fui à assembleia da república onde fui recebido por Eduardo Mulémbwè... Recebemos um documento q dizia q a nossa reclamação era legítima e pertinente, e q já podíamos avançar com um documento para o Governo. Quando consigo o documento do Parlamento, é quando fico preso, isto em 2008.»
Fogo, meu!
Sobre o Ministro dos Combatentes:
«...a única pessoa com capacidade para negociar com os desmobilizados é o Ministro de Defesa Nacional, o senhor Filipe Nyusi. Aqele sabe lidar com as pessoas. Mas esse ministro q dizem q é dos Combatentes, não é e não sabe nada. É um analfabeto como eu. Como é possível uma pessoa q não sabe escrever o seu próprio nome encabeçar negociações?»
Hah! É melhor checarem a entrevista por vocês próprios para mais gemas.