Tuesday, August 05, 2008

P’ra qem eu tiro o chapéu? Stewart


Eu devo confessar q nunca achei Stewart Sukuma o grande cantor q ele próprio acha q é e tenta nos fazer acreditar. P’ra falar verdade eu o considerava um cantor medíocre. Isso mesmo, medíocre. Claro q Stewart é melhor q muita gente q anda aí, principalmente no q toca à composição de canções na nossa língua oficial- o q nos diz o quão mal estamos...

O meu ‘blema com Sukuma não é sua música, mas como ele se acha tão grande figura e dono da razão. Eu me lembro há alguns anos atrás quando o gaj’ celebrava, se a memória me serve correctamente, 20 anos de estrada e tudo o q tinha p’ra mostrar eram dois cd’s: Afrikiti e um best of- uma colectânia q reunia a grande parte de suas canções medíocres até aqela altura- as julietas, as sumangas e tudo isso- e agia como se fosse o rei do pedaço. Sabe, deve ser parte da fórmula p’ro sucesso aqi em Moz: dizer insistentemente às pessoas q és uma estrela e elas acabam acreditando.

Depois teve aqela bolada p’ra apresentar o Fama Show. ‘Cês viram como o gaj’ humilhava os concorrentes menos afinados durante os castings? Ora bocejando, ora interrompendo-os de forma desrespeitosa, chegando a dizer uma vez “...e essa música é minha. Não qero essas brincadeiras...” à um candidato q teve a infeliz idéia de usar um dos seus temas.

Mas sabe, o gaj’ é capaz de ter razão. Ele deve ser mesmo tudo isso. O seu último álbum Nkhuvu lançado nos finais de 2007 bateu-me. Há q reconhecer. Já não curto um disco de música moz assim desde os dias de katchume dos kapa dêch. Este deve estar indiscutivelmente no top 5 dos melhores álbuns made in Mozambiq dos últimos digamos, dois, três anos. Num alinhamento de 19 faixas, o disco é um recheio de música bunita e de classe contando com participações especiais de artistas como Lokua Kanza, Bonga (outro cantor não-tão-bom-assim q se deu muito bem) e Roger entre outros.

Por estas alturas vocês todos já devem ter “comprado” o disco. Então se o fizeram sabem do q tô a falar, sabem q Nkhuvu tem muito mais q felizminha. E por falar nesta canção (q foi o segundo single depois de Olumwengo), a mim soa à um adeus de Stewart aos seus diaas de mediocridade: “Julieta acabou, Josefina não qero mais, nem Sumanga nem outra...” Espero q seja mesmo essa cena. Qeremos mais música como Tingalava ni matlhari ya ndzilo, Wulombe, Hi ta kina Marrabenta, Ghinani e a já clássica canção alirrandzo, original de Hortêncio Langa e aperfeiçoada por Stewart. Na verdade, alirrandzo é a melhor interpretação de Stewart de sempre.

Se isto fosse um “álbum em revista” eu lhe daria 4.5 xigovias. Aqela faixa com Bonga retirou-lhe os 0,5 pontos q lhe dariam pontuação máxima. Se qeria a participação de um cantor medíocre famoso, porq não convidou um nacional? Assim, tipo Olivia Style, q aliás é o seu novo patrão ( Nkhuvu saíu pelo selo da N Studios)...

Mmm... epa, chega! Fui...

9 comments:

Maquiti said...

Stewart fez aquilo que se diz "procurar os bons para ser considerado bom",

*eu nao tiro chapeu...e a mediocricidade continua neste senhor

Aquile album parece mas um acolectanea de grandes vedetas Africanas...

C

Maquiti said...

* aquele album parece mas album de grandes vedetas Africanas...retirando o Stewart claro

Anonymous said...

Nao tiro chapeu ao Stewart!Fez um album nice, nao ele como cantor continua mediocre...e ja o vi desafinando quando cantava musica de alguns brasileiros.Alias o show que deu no africa desafinou algumas vezes...Mas aprecio-o como pessoa e ponte entre as varias geracoes da nossa musica.

Afonso Brown-www.xitapora.blogspot.com

Unknown said...

E' melhor separar o trigo do arroz. Como musico modestia a parte, ele fez o esforco para atingir o patamar em que se encontra. E digo nao foi facil para um jovem de pouca escolaridade como ele e mais nao ser da tribo do poder.

Agora se formos discutir personalidades ou onde ele se 'masturba' quando quer ou se encontra com os outros fazedores de musica, o negocio e' ja outro. Por isso, ELE E' GRANDE!

Kanino said...

cf e A. Brown, concordo q como cantor a mediocridade continua, mas como musico Sukuma deu um grande passo com nkhuvu, ha q reconhecer...

A Brown, como pessoa nao sei... acho o gaj'um tanto cinico...

Anonymous said...

Pessoal,
eu gostei do album, alias comprei e foi o proprio quem mo vendeu. Escuto muito, mas muito mesmo.O album tem tudo de bom, so falta uma coisa, o prorio Stewart!

Syntia

Anonymous said...

kanino tens tanta paciencia para escrever tanta coisa acerca dos cantores, vejo que es um bom escritor, mas veja se usas a tua capacidade de pensar para algo de jeito ao inves de te ocupares com a vida dos outros.

se achas que conheces boa musica porque nao a fazes tu. lance teu album, para ver se xegas ao menos aos calcanhares do Sukuma.

nunca desprezes o trabalho dos outros por mais imprestavel que seja, pois so ele e mais ninguem sabe o quanto ele lutou para la chegar.

se lhe foi confiado o critério de selecção de candidatos ao fama show, é porke reconhecem as suas potencialidades.

se ele não serve como seleccionador, vai junto a Mcel e exponha o caso quem sabe levem teu ídolo Mc Roger que tem uma voz espetaular e bem afinada.

escreves bem, reconheço.
mas da proxima faça um texto poetico para publicares.

Kanino said...

"se achas que conheces boa musica porque nao a fazes tu. lance teu album, para ver se xegas ao menos aos calcanhares do Sukuma.

nunca desprezes o trabalho dos outros por mais imprestavel que seja, pois so ele e mais ninguem sabe o quanto ele lutou para la chegar."

Qual o 'blema afinal? Não acabei de dizer q tiro chapéu p'ra Stewart? Não acabei de dizer q nkhuvu é um álbum forte? És tu Stewart?

Anonymous said...

Sinceramente falando, não partilho da mesma ideia na colocação do Stewart no rol dos medíocres cá da praça.
"Afrikit" e "The Best Of" podem não ser de grande qualidade a nível da composição, melodia e/ou voz, mas tenho certeza que entre os piores da época não se encontram.
Falando de desafinar... até os mais entendidos na área musical, os mais conceituados, os mestres, doutores da música, cometem erros.

Ao que diz respeito a sua personalidade, creio que o cinismo nela não se enquadra. Já tive oportunidade de com ele algumas palavras trocar (na rua, como desconhecido) e não notei nada que me levasse a deduzir antipatia.

Nkhuvu, é simplesmente agrádavel de se ouvir. Oiço-o pelo menos três vezes por semana.

Parabéns ao Stewart, que continue contribuindo na divulgação da cultura moçambicana além fronteiras.

Para aqueles que não estão satisfeitos com seus feitos e progressos, aqueles que só enxergam os prós dos outros, mudem a vossa postura.