Thursday, September 25, 2008

Não mas, Kapa Dêch , à sério: afinal qual é o ‘blema?


‘Tava a ouvir, o outro dia, alguns temas do último álbum dos Ghorwane, Vana Ndota. Esse álbum, q é simplesmente incrível, já tem, se a memória não me trai, uns dois ou três anos desde q foi lançado. De lá p’ra cá nunca mais ouvi falar de nenhum trabalho de estúdio dos Bons Rapazes.
Dei comigo a perguntar como é vai ser se Roberto Chitsondzo & Companhia decidirem “arrumar as botas”. Certamente vai ser grande o buraco q vai ficar no solo da música moçambicana se isso acontecer, principalmente no q diz respeito à bandas. Não q as outras bandas não tenham a qualidade e nível dos autores de majurragenta mas muitas delas estão, como se diz nas lides da música Rap, no circuito underground. A banda q goza do mesmo nível de popularidade (e provavelmente até mais) e já foi até considerada a versão jovem dos Ghorwane é Kapa Dêch. Mas onde é q andam esses gajos?

Mano, eu me lembro quando Katchume saíu, em 1999/ 2000, se não ‘tô em erro. Aqela m**da bateu! Nessa altura não se curtia música cá de casa como hoje. MC Roger ‘tava provavelmente no seu terceiro álbum, a consolidar sua “carreira” e Kapa Dêch eram a prova viva de q haviam jovens em Moz q faziam música de verdade.

Alguns anos mais tarde (uns bons anos p’ra falar a verdade, mas sa’s como é, grandes bandas levam muuito tempo a gravarem álbuns) lançaram seu segundo trabalho, o álbum Tsuketane que apesar de bem visto pela crítica não produziu o mesmo sucesso do primeiro. Foi a partir daqi q começaram a se ouvir rumores de desentendimentos no grupo e q Roberto Isaías ia sair. (P’ra dizer a verdade, já não tenho a certeza se R. Isaías fez seqer parte de Tsuketane)
Esses rumores foram confirmados numa espécie de conferência de imprensa q a banda concedeu à um dos canais de televisão aqi da capital. A cena começou com os membros a dizerem q a saída de Isaías era de consenso do agrupamento, já q este tinha projectos pessoais e q o resto do grupo o apoiava a sem ressentimentos. Mas quando o autor de Lalani coimeçou a falar do quão ambicioso era o seu projecto à solo, mencionando os artistas de renome internacional com qem trabalhara, Zé Pires mostrou-se visivelmente irritado, tornando-se evidente q havia beef.

Portanto, R. Isaías baza, Kapa Dêch acaba. É isso? Tipo Justin Timberlake e N’Sync ou ou Omarion e B2K ou no Brasil, Belo e os Travessos? Se é assim, então era Roberto Isaías q produzia e trabalhava as idéias musicais todas enquanto Tony Jango fumava um charr... qero dizer cigarro, e Zé Pires andava atrás de gajas.

Não mas, agora à serio: Kapa Dêch, afinal qual é o ‘blema?

2 comments:

Magus DeLirio said...

Caro Kanino

Deixe-me antes de mais nada agradecer pela tua opinião sobre a homossexualidade lá no meu blog. Thanx!

You Know What? I don’t, really, hate the players but I hardly hate the game nigga!

Há meses vi uma entrevista com Tony Django na TIM, o gaj diz que os K10 ainda estão em forma e contam agora com + 1 membro, Sizaquiel (Tivoneleni). O q acontece é q os gajos tão à espera de uma oportunidade (mola) pra gravar fora do país como foi com os 2 primeiros CDs.

Tsuketani teve sim a participação de R. Isaías e na minha opinião foi + f****o q o Katchume. 1 destes dias t passo, vais gramar.

Os Bons rapazes têm q comparecer, o mesmo deve acontecer com os Rockfellers e outras bandas excelentes que ainda andam no circuito underground. Se não o people há de pensar q em Moz só se faz dzuku-pandza........

Tamusjuntus!

Kanino said...

"O q acontece é q os gajos tão à espera de uma oportunidade (mola) pra gravar fora do país como foi com os 2 primeiros CDs."

Ah,bom! Mas e se a mola não pintar? Há um plano B? Malta N Studios...