Wednesday, August 13, 2008

Final do Show de Talentos- Porqê a surpresa afinal?


Postei aqi uma vez um texto sobre como a mcell não está tão interessada assim em promover a cultura ao patrocinar espectáculos e programas de descoberta de talentos como o fama show, sendo esta uma forma de meter dinheiro via a nova galinha dos ovos d’ouro das operadoras de telefonia móvel e publicitárias: o serviço de mensagens. Desta vez foi a Vodacom q em parceria com a STV entrou na onda da “promoção da cultura” através do Show de Talentos.

Quando o programa estava a ser anunciado toda gente achou a idéia brilhante já q outras áreas, para além da música iriam ser exploradas: a dança, a comédia e a poesia entre outras. Prometi à mim mesmo q ia estar atento e talvez à semelhança do q fiz com o Fama Show passar aqi as galas em revista. Mas acabei não assistindo à uma gala seqer (por inteiro, isto é). Mas do pouco q assisti deu p’ra ver q o show de talentos foi mais um daqeles projectos aparentemente bem concebidos mas q na prática deixam muito a desejar.
Por exemplo, um ‘blema do programa teve à ver com a classificação do vencedor: como é q num concurso composto por várias categorias só sai um vencedor? Escolher o melhor de vários implica comparar. Como é q se compara coisas distintas?
O outro ‘blema era os tais talentosos, então. A sério, mano, não vi nada. Tirando aqele jovem cantor beirense (de nome Richard, acho eu), o comediante e o outro cantor q tocava órgão, não vi nada. Lembro- me de as pessoas andarem a elogiar aqeles gajos q se vestiam de mulher. Mas eu simplesmente não p’cebi porqê. Aliás não consegui seqer inseri-los numa categoria. Qual era afinal o talento de la biba e la santa? Vestir-se de mulher? Uau! Mas bom, como eu disse, eu praticamente não vi o programa, então epa, é bom eu não falar maningue...

Deixe-me ir aonde qero chegar: no domingo passado (dia 10/08) foi a final do show. O prémio foi para a área da música na pessoa de Ramos Gatoma para a surpresa (desagradável) de toda a gente, menos provavelmente do próprio Ramos Gatoma e claro do Kanino, o vosso mano. P’ra Gatoma não podia ser grande a surpresa a partir do momento em q conseguiu chegar à final, sendo o cantor medíocre (ou nem isso) q ele é. Daí tudo era possível. Lá conseguiu extrair algumas lágrimas dos seus olhos, mas ‘cês sabem q “fica bem” chorar nessas finais. Como dizem os brasileiros, é de praxe.
P’ra mim não foi surpresa porqe como eu já disse em outras ocasiões, nestas coisas em q o voto público decide a sorte dos candidatos nunca ganha qem realmente merece. E desta vez não foi diferente, ganhou Ramos Gatoma. 500 paus, mano!

Eu poderia dizer q foi bom q ganhou um gaj’ q não canta nada e q ninguém (nem o público, nem os próprios colegas) foi à favor porq assim os organizadores irão p’ras próximas repensar na forma de classificação, mas a verdade é q os patrocinadores destas coisas ‘tão se nas tintas p’ra qem ganha ou deixa de ganhar. O q lhes interessa é facturar com as vossas mensagens. Eu me pergunto quanto é q a Vodacom terá feito só com os votantes da Beira...


Agora eu vos pergunto: haverá qem ainda acredite q estes patrocinadores estão cometidos com a promoção e desenvolvimento da cultura no país?

18 comments:

Anonymous said...

sou obrigado a concordar contigo mano.
esse gajo nem a academia devia ter ido, ele como cantor é péssimo (ou pior que isso). e o gajo tem a cara de pau de dizer em público que vai trabalhar e dentro em breve vamos ter seu album editado, grande piada, foda-se.
epa esses gajos que pensem para a proxima edição (se existir) uma nova maneira de classificação de concorrentes.

Cl@]\[d€$Ti]\[®™ said...

ya brother... observação extremamente pertinente... porque afinal estes gajos, nós sabemos, que estão mais interessados na mola (das sms's, neste caso) que qualificar quem, de facto, merece o premio. não só pelo esforço, capacidade e dedicação em ser o melhor mas porque existem valores a serem resgatados qdo ungajo se empenha... agora atribuirem o premio a ungajo k cantou mal só pq votaram mais nele? Damn... sao por estas e outras razoes q jamais votarei numa roubalheira com pretexto de ser promoção da cultura moçambicana... face a expressão: puta q pariu para a organização destes eventos.

Mais n disse ;)

Avid said...

Cheguei ao link pelo mail do clandestino e a respectiva indignação nacional quanto ao show de talentos e ao resultado patético que nos pegou a todos de surpresa.

Sou da Beira e nem por isso perderia o meu tempo e o meu quase nenhum dinheiro votando em quem não tem talento e por apenas o dito viver na minha cidade. Não fui assídua do referido programa mas, assisti a algumas poucas galas. Serpresas se seguiam…

Pelo que percebi o resultado também não agradou a nenhuma alma beirense, que vendo diante de si verdadeiros talentos ( sim, o talento da comédia, da dança e do canto fizeram-se presentes) o desperdiçamos perante as famosas demagogias habituais no país. Ouvimos por ai a bocas altas que o dito cujo vencedor é que afilhado do camarada Bulha, nada mais nada menos que o maior votante ( é assim que se diz???) do programa.

Enfim… ganhou e tá ganhado.
Resta-nos quebrar perante a vergonha e reflectirmos por onde caminha Moçambique, onde tudo acontece da mesma maneira na cultura, na saúde, educação e tal e tal.

Tristes factos que nós, reles impotentes questionamos nos papos de fim de tarde, na roda de cerveja ou fazendo as unhas pelos ares da vida.

C'est la vie.

Bjs meus

Anonymous said...

Caros,
A vocaçao da Vodacom não é procurar talentos mas sim fazer lucros.Nós é que nos fazemos de otarios achando que eles iriam tirar aquela dinheirama toda e dar de bandeja.
Neste show de talentos só devemos nos queixar de nós próprios. Fomos assistindo impávidos e serenos, gala após gala candidatos talentosos a sairem da academia, já era um prenuncio do iria acontecer na final, fizemos o que?Nem os apelos desesperados do Garrido comoveram nos.
Atendendo e considerando as regras do jogo o vencedor é justo! Ganhou quem recebeu mais votos do público afinal era essa a regra. Os auditores e inspectores do jogo que o digam.
Viram a entrevista do "ganhador" no Jornal da Noite? Ele próprio visivelmente espantado disse "eu não esperava o publico é que votou".
Agora meus irmãos mais do que lamentações temos que fazer alguma coisa, chega de matrecada, Vodacom quer lucro e não talento muito menos aquele papo bonito de provomer a cultura!!!
Bom fim de semana a todos
Syntia

PS :Vem ai ao fama show ja ouviram o spot? "Queres ser famoso?" em nenhum momento fala‐se em talento ou em saber cantar, tá claro desde já que tão a procura de um famoso, nós é que temos que decidir se queremos talentosos ou famosos. Fiquemos atentos para que o Kanino não nos volte a perguntar "porque a surpresa afinal?"...

Anonymous said...

Olá Autor do Blog,

1. Primeiro dizer que espanta-me como queres ter credibilidade nos comentários que fazes se não viste o show de talentos por completo.

2. E depois a tua visão negativista quando dizes:
"A sério, mano, não vi nada. Tirando aqele jovem cantor beirense (de nome Richard, acho eu), o comediante e o outro cantor q tocava órgão, não vi nada." Então, se para ti o Richard, o Comediante e o outro cantor que tocava órgão foram bons então viste ou não viste algum talento?

3. Lembro- me de as pessoas andarem a elogiar aqeles gajos q se vestiam de mulher. Mas eu simplesmente não p’cebi porqê. Aliás não consegui seqer inseri-los numa categoria. Qual era afinal o talento de la biba e la santa? Vestir-se de mulher?

Nem eu percebi porque as pessoas andaram a elogiar a La Biba e a La Santa. Mas pelo que sei, as pessoas normalmente elogiam algo de que gostam e não o contrário como parece estares a querer fazer.

A categoria da La Biba e da La Santa é Drag Queen. Faz uma pesquisa na net e saberás que é uma das categorias de palco tal como todas as outras que desfilaram no show de talentos.

Embora a regra dos sms's tenha desvirtuado o objectivo final do concurso, este evento da Vodacom teve o mérito de colocar lado a lado em competição, talentos de diferentes categorias. É verdade, a Vodacom não discrimina

Abraços

Kanino said...

"Então, se para ti o Richard, o Comediante e o outro cantor que tocava órgão foram bons então viste ou não viste algum talento?"

^^
Foi por isso q eu disse "tirando"

A categoria da La Biba e da La Santa é Drag Queen. Faz uma pesquisa na net e saberás que é uma das categorias de palco...""

^^
Obrigado. Um objectivo meu ao escrever este blog eh interagir e aprender...


"este evento da Vodacom teve o mérito de colocar lado a lado em competição, talentos de diferentes categorias."

^^

Isso eh algo q nao entendo. Tens um gaj'q canta muito bem e tens outro q danca muito bem. Qem ganha? Eu acho q devia sair um vencedor para categoria.

Kanino said...

...um vencedor para cada categoria qis eu dizer.

Anonymous said...

Olá Kanino, parece que pretendes ter uma conversa civilizada comigo e eu vou proceder no mesmo tom.

Pensa lá um bocado, se te puserem à frente uma gaja que canta e um gajo que dança e pedirem para escolheres o que se apresentou melhor tu não serás capaz de dizer que o gajo ou a gaja apresentou-se melhor?

Repara que a pergunta não é, quem dançou ou cantou melhor. Se fôsse por categorias irias comparar La Biba e La Santa com quais outras Drag Queens? Foram as únicas que se inscreveram.

Anonymous said...

OOooppss

Acho q o kanino tem razao na maior parte do que escreveu...
No q diz respeito a comparar diferentes categorias acho absurdo faze-lo. Q o programa definisse as categorias e se o/a Labiba e La Santa nao tivessem adversarios, ou que nao concorressem como uma categoria ou que aparecessem como demostracao do tal drag Queen q muita gente (incluindo eu)nao sabe o que e'.

Anonymous said...

Ja viram o que e' perguntar entre Pele e M. jordan quem e' o melhor?

Kanino said...

^^^

Amen, irmao, amen!

Anonymous said...

Concordo em pleno com o Kanino.

Anonymous said...

Caro autor do Blog
Acho que é muito vergonhoso estar a falar de um assunto sem conhecimento de causa.
Para teres credibilidade deverias pelo menos teres assistido 90% do espectáculo.
É por isso que entras constantemente em contradições.
Primeiro dizes que “não existem talentos”, depois dizes que tirando o “Richard, o comediante e o outro que tocava órgão”.
Afinal existem talentos ou não???
Depois perguntas: “ Qual era afinal o talento de Labiba e Lasanta? Vestirs-se de mulher? Uau! Mas bom, como eu disse, eu praticamente não vi o programa, então epa, é bom eu não falar maningue”...
Só por essa frase perdes toda a credibilidade.
Se não sabes porque não perguntas?
É muito feio estar a tirar conclusões sem fundamento.
Como bem disse o Kanino, a categoria da Labiba e Lasanta é Drag Queen.
Informa-te melhor sobre o assunto depois volta a falar com bases sólidas.
Disseste também que não sabias porque “as pessoas estavam a elogiar aqueles gajos que se vestiam de mulher”.
Para a tua informação elas (Labiba e Lasanta) logo que saíram do show de talentos foram convidadas para actuar no cheik, na semana seguinte no coconuts, ja foram a Xai-Xai, Chimoio, Quelimane, Inhambane, para semana vão a Beira e a Miss Angola/Miss Africa convidou a Labiba e Lasanta para actuarem no aniversário dela em Angola por gostar muito delas.
Queres mais talento do que isso???
Os propios jurados do show de talentos só davam notas entre 9/10 a elas, será que tu tens mais esperiencia que o júri??? Contra factos não há argumentos.
Agora acho que já sabes porque tantos elogios a Labiba e Lasanta, ou ainda tens dúvidas???

Anonymous said...

Dou os meus parabens a Idalina.
Ela esta coberta de razão.
Eu queria comentar, mas a Idalida ja disse tudo.
Faço dela as minhas palavras.

Anonymous said...

Cara Idalina:
Hellooooo, atencao, muita atencao mesmo: - Nao confundir mediatismo com talento.

Peace

Kanino said...

Idalina, taza ser repetitiva. Alguém já disse o q disseste.

"Para a tua informação elas (Labiba e Lasanta) logo que saíram do show de talentos foram convidadas para actuar no cheik, na semana seguinte no coconuts, ja foram a Xai-Xai, Chimoio, Quelimane, Inhambane,..."

E depois? Pussy Cat também são convidadas p'ra espectáculos mas não têm talento nenhum p'ra música...

"Os propios jurados do show de talentos só davam notas entre 9/10 a elas, será que tu tens mais esperiencia que o júri??? Contra factos não há argumentos."

Pfff! Se faxavor... Mas olha, eu nunca disse aqi q era um perito ou algo assim em música. O q eu digo é simplesmente a minha opinião pessoal como amante de música. As pessoas 'tão livres de discordar. No teu caso parece q é muito mais q discordância. Onde é q te doeu afinal?

Respeito e Paz!!

Magus DeLirio said...

O papo ta serio. Volto pra deixar minha opiniao.

Paz!

Magus DeLirio said...

OK! Voltei...

“...uma forma de meter dinheiro via a nova galinha dos ovos d’ouro das operadoras de telefonia móvel e publicitárias: o serviço de mensagens.”

Concordo plenamente contigo mas, deixe-me antes dizer que sou um leitor assíduo do SangueMoz e este é o papo mais concorrido de que tenho memória. Meus parabens!

Não vou comentar o que os outros disseram para não cair no erro de ser repetitivo. Vou logo expor a minha opinião que embora pareça estarv um pouco à margem da discussão, tem tudo a ver:

Na verdade, a “promoção da cultura” é só um pretexto, tudo o resto é uma questão de marketing. Uma maneira eficaz de explorar o juízo frágil de alguns ou de muitos dos nossos compatriotas. Veja só que há até quem manda sms’ para saber se o seu pénis tem o tamanho certo, ou pior, para prognosticar se um tal de “X” vai perdoar uma dal de “Y” que sai numa novela “Z” que por sinal já está gravada e a sua continuidade nada tem a ver com as mensagens enviadas, sem que para isso se habilite a ganhar algum brinde.

Realmente na terra dos cegos quem tem um olho é rei.

Tamusjuntus!