Wednesday, August 27, 2008

Afinal quem é pirata?

O outro dia eu ‘tava na paragem da Ronil (mas do lado da pensão) à espera de chapa p’ra voltar à zona. Do outro lado dessa paragem está entre outras, a loja de discos da Globe Música. Como um gaj’ não tinha pressa alguma (ou será nehuma? Português...) decidi atravessar e ir lá tchecar o q os gajos têem (calma aí, segundo magus delírio agora escreve-se têem sem o acento circunflexo- o novo português...). E como a Globe Música distribui para a Bang Ent. ia aproveitar p’ra comprar o último álbum de Lizha James, Sentimentos de mulher. Eu já vos disse q tenho uma coisa por Lizha James? Não? Pois é, não aguento com aqela gaja! Bang q se lixe, é p’ra eu fazer o qê? Não q ela seja a mulher mais sexy do mundo mas mano, aqelas ancas! Aqelas coxas! Eu qeria passar aqi esse álbum em revista mas tive o receio de ser tendencioso no julgamento devido aos meus sentimentos por aqela mulher.
Qeria comprar esse álbum não necessariamente pela música em si, mas é q haviam me dito q o livrinho do disco onde vem a ficha técnica e tudo, vinha com umas fotos porreiras dela. Então, epa...

Mbo, lá entrei na loja e como esperava encontrei o disco de Lizha. Mas devo confessar q fiqei bastante surpreso com o preço. Já não me recordo muito bem qual foi mas ‘tava bem aqém do q eu esperava, abaixo de 200 paus. “ Ainda bem” disse eu p’ra mim mesmo e aproveitei p’ra comprar também o último de Doppaz, Amar é problema. Saí de lá feliz já q tinha adqirido dois discos em vez de um, de dois dos cantores q mais batem em Moçambiqe nos dias q correm.

Só quando cheguei à casa é q percebi o porqê dos baixos preços (o de Doppaz foi mais barato ainda): os gajos andam a "piratear'' os seus próprios discos! Não mas é sério. O q os gajos fazem é pegar nessas maqetes normais q andam aí e reproduzir, exactamente como nós fazemos em casa. A única coisa q mostra q o disco “é original” é aqele selo prateado.
O livrinho com a ficha técnica no disco de L.J. vem com as páginas trocadas, erros ortográficos e por exemplo no lugar de será (com Ace Nells) vem escrito cirigaitas. A letra de nita mukuma kwini está misturada com a de Ani guiri, ... fogo!

Outra cena: qual é a relação entre a Globe Música e a Olá África? Sempre pensei q fossem duas editoras independentes uma da outra. É q no cd de Lizha vem o logotipo da Olá África q aliás é suposta estar direccionada p’ra música de raíz.
O cd de Doppaz então nem falo. A caixa é a capa (feita de cartolina). Nem ficha técnica, nem nada. Não são brincadeiras? E depois vêm com o papo de “comprem o disco original...”

F***-se!

5 comments:

Anonymous said...

OOooppss

E' o caos... Na verdade o nosso pais esta virado do avesso. Esta-se vivendo uma verdadeira anarquia. Como dizia alguem: o nosso pais esta como esta porque tem o povo que tem ou seja o que esta errado talvez sejamos nos (povo) e nao os governantes. nos podemos parar essa situacao.
Em relacao a musica, como bem disseste, Choram porque nao se compra os CDs contudo quando vamos a loja ...
Antes de eu sair dai, porque vinha para fora do pais fui ao Hotel Rovuma (e' Rovuma o q esta perto da catedral?) para adquirir alguma musica para promover nossos talentos ca na diaspora. Um dos discos que comprei foi o da lizha James a 75 paus (estranhei... mas...) e de facto o q encontrei quando cheguei a casa foi o que narraste.
F****-se

Kanino said...

Pois eh. Mas como eh ai, curte-se musica mocambicana? De quem?

Anonymous said...

OOooppss

Qd digo que sou de Mocambique perguntam-me em que continente fica... Isso responde a tua pergunta? he he he he...

adalberto said...

S'as eu axo que o parlamento devia aprovar uma lei que permitisse apenas a realizacao de pirataria pelas editoras. Ja nao eh surpresa ouvir discos piratas com cidadaos mas ate se xegar ao xtremo de ser a propria editora a poluir esse ambiente eh sinal k esta merda ta vendida, ta uma merda isto. Entretanto em canais de televisao que promovem debates que levam dias sobre o combate a pirataria no que toca a musica,agora eu pergunto, como combater a pirataria se a pirataria vem da fonte?

Kanino said...

ya, mas usei 'pirata' no sentido da baixissima qualidade dos cd's. claro q os donos nao podem piratear o seu proprio material...