Tuesday, June 24, 2008

O Verdadeiro rei do Pandza


Não é Denny OG. Não é Ziqo. Não é DJ Ardilles. É MC Roger. O qê? É isso mesmo.

Qem visita o Sangue Moz desde o dia primeiro já sabe o q acho de Rogério Dinis como MC. Mas é preciso reconhecer e entregar à César o q é de César: o gajo é o pioneiro deste movimento musical da música jovem moçambicana à q hoje se chama de Dzucuta (ou Pandza – parece q é a mesma coisa mesmo ). Pensem, tentem se lembrar: qem começou a rap-ar em cima de um ragga numa língua nacional? Aqeles raggas todos com Mr. Arssen, a canção curtição q incorprora um sample de Rosália Mboa? Não é essa a definição* de Dzucuta?

O q malta Ziqo, N Star e não-sei-qê fizeram foi redefinir a sonoridade do estilo e dar-lhe um nome, mas na génese está MC Roger, mano, não há como. E quando digo q o “Patrão” começou o movimento estou a falar de toda uma forma de estar dos jovens “artistas”. Ele mostrou q talento não é tudo no mundo da música nos dias q correm. Na verdade ele mostrou q talento (não) é nada no mundo da música nos dias q correm Ele começou com os videos exibicionistas e materialistas com os carros de luxo com seu nome na placa da matrícula.

Um dia desses, no ano passado penso eu, ouvi uma canção de Mahel com um beat desses dançáveis em q o autor de mamã e casamento canta a la MC Roger. Sério. Deve ter sido na altura q estava a tentar entrar para a Bang Ent. mas eu ouvi, era Mahel. ‘Tão ver a influência, né? Foi a fórmula de MC “fato italiano” Roger q deu luz a gente como Pussy Cat e fez rappers como Mega Jr e Denny O.G. abandonarem o Hip Hop.
E por falar em Denny, parece q vem aí um álbum intitulado O Rei do Pandza, mas Kanino já vos fez ver qem pavimentou o caminho...

1 comment:

Anonymous said...

mano afinal qual é o teu problema com MC? xtas sempre falar mal dele