Monday, December 10, 2007

Promoção da cultura, o tanas!

Meu mano Magus Delírio escreveu uma postagem interessante sobre essa corrente da nova música jovem moçambicana Dzucuta/ Pandza, na qual deu p’ra se concluir q a mediocridade resgatou a moçambicanidade (seja lá o q moçambicanidade qer dizer). E os jovens não teriam provavelmente conseguido essa “proeza” sem a ajuda da mcell. Nesse sentido o meu apreço à empresa pelo apoio. Qero dizer, tem de se começar de algum lado e não se pode negar q hoje em dia as coisas ‘tão bem melhores p’ros fazedores de música (autênticos ou não) moçambicanos. Basta ser-se esperto e aliar-se aos mais “fortes” (se é q me entendem). Ou seja, como diria MC Roger, estar updated.
Mas eu não consigo deixar de pensar q, se gente medíocre conseguiu fazer essa espécie de revolução na situação da nossa música, o q teria sido se esse apoio fosse dado à artistas de verdade? Mas bom, é o q é...

Estamos no verão e como de costume a mcell patrocina a maior parte de eventos ligados à música jovem, naqilo q agora chamam de novidades do verão, tendo já sido lançados os novos álbuns de estrelas como Dama do Bling, Stewart, Valdemiro José, Lizha James, Doppaz, Ziqo & Denny O.G. (‘pera aí, não me digam q Stewart agora é da Bang Ent.? Seria uma jogada esperta, era disto q eu tava a falar no princípio. Às tantas a seguir vai Neyma. Já deixou Yeyé como qem deixa um mau hábito, porqe é q não pode deixar Dinho XS?). Outro evento q me vem à memória no momento é a celebração dos dez anos de carreira de MC Roger. E claro o vosso “reality show” (não me façam rir logo de manhã...), o Fama Show aos domingos.

Se olharmos p’ra estes nomes q acabei de mencionar, são os nomes q estão a bater. Vendem discos. Arrastam multidões (por assim dizer). Bem, não sei quanto à Stewart, mas a avaliar pela rotatividade do seu último single Felizminha, a coisa vai bem. Então ‘tão a ver, é tudo uma qestão de fluxo de caixa. Por exemplo Mingas deu um show de celebração de trinta anos de estrada mas não teve direito à tempo d’antena como MC “fato italiano” Roger.
E depois tem o Fama Show (Bayano Valy também escreveu algo interessante sobre o programa), q é suposto ser uma forma de descobrir novos talentos e encaminhá-los nessa árdua carreira de músico. Na verdade o q se vê é q o show não passa de mais uma forma de a mcell e os seus parceiros facturarem mais algum, arrastando adolescentes lá p’ro cine África e fazendo-os gastar via sms.
Louvem a mcell o quanto vocês qiserem e eu não ‘tô aqi a dizer q o q eles fazem é negativo, mas não se deixem enganar pensando q estão a promover a nossa cultura. ‘Tão mazé a fazer mola, isso sim...

4 comments:

adalberto said...

ya mano o link que li sobre a postagem nao me levou directamente a postagem do magus mas ok dizer que a mcel eh uma empresa e quer facturar eh por essa razao que o juri do fama eh o povo, nao so tambem em outros eventos de entretenimento.

Bem, dizer que nao ta se fazer promocao da cultura nao chego a concordar muito, o que a mcell ta fazer eh juntar o util e o agradavel, que nem uma externalidade positiva.

fui mano

Kanino said...

Ya, desculpem pelo link. A postagem eh de Outubro no arqivo.

"o que a mcell ta fazer eh juntar o util e o agradavel..."

^^Ah eh? OK

Magus DeLirio said...

Acho que a mcel tinha que lancar uma vertente paralela de novidades de verao pra promover tambem a musica da velha escola. Estah + que provado que o povo gosta do que mais toca. Experimentem por exemplo pegar na Mingas e fazerem dela o que fazem com Lizha James, por exemplo. Serah que nao ia resultar?

Bro Adalberto, a postagem em questao eh do mes de Outubro. Eh so dar um clique em Outubro, na seccao de Arquivos.


Ta-se!

Bayano Valy said...

boa cena mano. o k me deixa intrigado no meio disso tudo é a ligação k hj a bang ent tem com a mcel. já começa a xeirar-me à comissões de tipo fazes tu o verão e dás-me uma parte da mola. tão a ver, né? concordo com o magus sobre 1 programa paralelo, + mais do k isso, penso ser importante a mcel definir publicamente o k pretende fazer com esses shows gratuítos; definir publicamente pk a escolha recai nos bang; definir publicamente k critério utiliza para utilizar os mesmos músicos verão após verão.
enfim, questões para reflictir